terça-feira, 14 de junho de 2011

O professor de história do 7º ano

Ontem estive à conversa com um professor de história do secundário e acabei por ir dormir a tentar lembrar-me dos meus professores de história.
E, como não podia deixar de ser lembrei-me da professora de história do 7º ano, a “australopiteca”. Todos os professores de história do 7º ano são conhecidos pelos alunos por “australopitecos”, é inevitável. Um professor que diga pela primeira vez “a forma mais primitiva do ser humano é o australopiteco” e mostre uma imagem de um australopiteco pode considerar como direito adquirido o apelido Australopiteco. Até porque um aluno que vê a imagem pela primeira vez numa aula de história só tem lá um adulto na sala a quem comparar o australopiteco…
Este apelido pode ter uma duração muito variável: Ou esse professor muda de escola e na escola nova nunca mais fala em australopitecos, ou deixa de dar aulas ao 7º ano na escola em que se encontra e espera que todos os alunos de quem foi professor do 7º ano de história saiam da escola sem passar a mensagem às turmas seguintes, o que raramente acontece. Mas na mente de alguém vão ser sempre relembrados como o australopiteco.
De qualquer forma, se forem professores de história do 7º ano esqueçam o vosso nome a partir do momento em que digam a palavra “australopiteco” perante uma turma de adolescentes que nunca ouviram falar em tal.

1 comentário: