quarta-feira, 4 de maio de 2011

O Partido Popular Monárquico

Falar da Família real no último post, lembrou-me da existência do Partido Popular Monárquico (PPM).
A existência deste partido suscita algumas dúvidas na minha pessoa, e sempre pensei que fosse um bocadinho incoerente. Fui investigar sobre ele, o que levantou mais dúvidas ainda e me mostrou que é realmente incoerente…
1.      Se a monarquia é contra a república e tudo o que isso implica (os partidos, as assembleias e os parlamentos) porque é que existe o Partido Popular Monárquico?
2.      Como é que eles dizem que são contra as ditaduras e que são democráticos (sim, isto aparece no site do partido) quando no regime que defendem o poder é atribuído por herança e passa de pai para filho?
3.      Se esse partido é monárquico, e, por isso, contra a república, porque é que já esteve envolvido numa aliança com o PS, PSD e CDS-PP, que são partidos republicanos, formando a AD (Aliança Democrática)?
4.      Como é que eles têm coragem de propor um referendo para saber se o povo português quer um regime monárquico quando a votação deste partido (0,27 %) é menor que os votos em branco (1,74%) ou que os votos nulos (1,37%)?
Fico extremamente grata se alguém me responder a estas perguntas de uma forma que me esclareça, o que acho difícil…tirando a 1ª porque sei que é a única hipótese que tem de chegar ao poder.

2 comentários: