sábado, 8 de janeiro de 2011

A televisão portuguesa

Hoje vou falar das telenovelas portuguesas, mais precisamente daquelas que têm miúdos ricos e mimados como personagens principais e uma escola privada como cenário. Ou seja, novelas em que o enredo é um bando de pitas histéricas que andam sempre atrás daquele puto armado em bom, que parece um pau de virar tripas que anda com as calças mais largas e mais abaixo da cintura que conseguir, em que a história se passa nos intervalos de um colégio e o número de series quase ultrapassa o número de roupa que tenho no armário.
Uma coisa que tenho reparado é que nunca há putos feios, com borbulhas ou óculos, que quando eu andava no liceu eram as carradas. Ou não os aceitam nestas escolas, que acho pouco provável uma vez que supostamente os paizinhos são ricos, ou, a explicação mais plausível, os actores contratados são os mais bonitinhos que aparecem nos castings ou modelos. E, claro, como estamos em Portugal, entram também os filhos do amiguinho do produtor, que mete uma cunha, e, caso não sejam modelos, ficam com papéis do género “a feiinha que não consegue arranjar namorado” ou “a menina gorda que sofre de distúrbios alimentares”.
Ora como era de prever, ser bonito e bom actor é para poucos e aí fica explicada a qualidade das novelas. Agora que sejam todos um bocadinho estúpidos é uma coisa que me faz confusão.
Onde é que já se viu um jovem alinhar numa novela em que os únicos objectivos são denegrir a imagem dos estudantes e incitar os mais pequenos (que vêm aquelas personagens como ídolos) a querer entrar numa escola privada em que nunca vêm os pais?
É que, caso não tenham reparado, sempre que dá a novela eles estão em intervalo ou faltaram as aulas…é raro aparecerem em aulas ou numa biblioteca a estudar. Não têm testes, exames e trabalhos?
Eu tinha, e não tinha tanto tempo de intervalo e pasmem-se, eu estudava com livros há minha frente (pouco, é certo, que nunca fui muito de enfiar a cabeça nos livros…mas tinha notas altinhas ainda que estudasse só na véspera dos testes). Pois, deve ser esta a diferença entre andar numa escola pública e estudar para conseguir alguma coisa na vida ou numa privada e o paizinho pagar as notas.

Sem comentários:

Enviar um comentário