quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Indignação

Ultimamente tenho notado que cada vez mais jovens dizem que não ligam à política e que nem vão votar, e dizem isto com orgulho, como se isso fosse uma opção inteligente.
E eu juro que não entendo isto. O voto é a arma mais forte de um povo. Se não estamos bem com o governo que temos, qual a maneira mais fácil que temos de demonstrar isso? O voto.
A abstenção não é mais nada do que dizer “eu estou bem, pode continuar assim” e essa não é a realidade do nosso país. Não entendo quando, sem sequer ler as propostas e os programas apresentados pelos partidos políticos dizem que “são todos iguais”. Isto é o que eles querem que acreditemos, que tanto vale um como outro, mas não é assim. Abram os olhos!!!
Nós, o povo, não estamos bem, e não é calados, como pede o senhor primeiro-ministro, que devia ter vergonha no focinho, que vamos resolver a situação.

Não tenho bem a certeza, acho que já deixei aqui este texto, mas vou deixar de novo:
O Analfabeto Político 

O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio depende das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.
Bertolt Brecht

5 comentários:

  1. Bem, esta situação não se passa só na politica! Acho que os jovens agora que começam a ter idade para votar não sabem nada de nada. Nada de politica nem dos outros assuntos! Querem lá saber... desde que os paizinhos metem lá dinheirinho na conta para estourarem a beber umas cervejas à noite... e a passarem do dia no computador e a ver Morangos com Açucar... por eles está tudo bem!! Tasse bem!!!

    ResponderEliminar
  2. Olha, vou te ser muito sincero, não fui votar todas as vezes desde que posso. quando foi a eleição do presidente, recusei me a ir por achar uma palhaçada uma campanha do "todos contra o cavaco", independentemente de ser contra ou a favor do hommezito.
    Quero fazer um post sobre uma ideia relacionada com isto há imenso tempo mas tem me aborrecido. acho que muita dessa ignorãncia politica vem da formação. fazem-se cadeiras na escola completamente inuteis tipo a área de projecto, o estudo acompanhado e coisas do género, porque não uma formação política? falando por mim, acho que ao menos servia para ter uma noção do que os partidos representam, e ter uma ideia mais clara de em quem votar. não tenho partido e não ligo a política, mas gostava de ao menos entendê-la. xD

    ResponderEliminar
  3. Filipe Ribeiro, actualmente existe uma grande lavagem feita pelos meios de comunicação e mesmo pelas escolas (não sei se já reparaste nos livros de história actuais) que nos fazem acreditar que são todos iguais, que não temos maneira de mudar e de melhorar as coisas, e isso faz com que os jovens se acomodem e deixem de querer saber. Por isso, embora haja muitos que se interessam e tem uma participação activa, acho que a culpa também não é só deles.

    Ricardo, Embora ainda fossem poucas, eu fui sempre, até porque não me ia sentir bem com a minha consciência se não fosse. A disciplina de história devia servir para essa formação que dizes, mas a lavagem ideológica que se tenta fazer também já atingiu em muito os livros de história, podes comparar um livro actual com um de há dez anos e reparas bem no que digo.
    Uma disciplina só de politica podia ser boa, se o professor que a desse conseguisse ser totalmente neutro, o que seria muito difícil, pois mesmo sem se identificar com um determinado partido, todos temos os nossos ideais.

    ResponderEliminar
  4. Concordo na generalidade com o que dizes, mas no dia em que a abstenção chegar a valores superiores a 50 ou 60% acredita que será um tremor-de-terra político, porque significará que o povo já não tem sequer esperança em ninguém, que todos são iguais e que não há razão para escolher x ou y. Acho que os políticos no geral já deveriam ter-se preocupado com os 40% ou mais de abstenção, porque isso é dar um atestado de burrice colectiva à nossa classe politica.

    Isto deveria ser é como o meu pai diz "Estamos sempre na cauda da Europa? Sempre corrupção, sempre malandragem geral, e a Alemanha, a Suécia, a Suiça, sempre a crescer?! Era simples, era contratar uns 20 ou 30 politicos de lá, PAGA-LOS muito bem, e verias se em menos de 10 anos não estariamos no topo!"

    E eu concordo totalmente com ele. Já Julio Cesar, imperador romano dizia " "Há, na parte mais ocidental da Ibéria, um povo muito estranho que não se governa nem se deixa governar". Tem quase 2000 anos e continua tão atual...

    ResponderEliminar
  5. Martini Bianco, concordo que já se deviam ter preocupado com tanta abstenção, sim, mas não acho que pagar a outros para nos vir governar a nós seja uma solução, embora a troika não deixe de ser isso. Não é o grande capital de outros países que sabe quais são as dificuldades e os problemas do povo português.
    E ainda bem que ainda existe quem tenha noção e não se deixe governar por Belmiros e outros que tais...

    ResponderEliminar